Results for 'Marilena De Souza Chaui-Berlinck'

994 found
Order:
  1.  10
    A linguagem na filosofia de Espinosa à guisa de introdução.Marilena De Souza Chauí-Berlinck - 1971 - Discurso 1 (2):69-118.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    Três em uma.Marilena De Souza Chaui-Berlinck - 1973 - Discurso 3 (3):79-126.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Nervura do real: imanência e liberdade em Espinosa.Marilena de Souza Chauí - 1999 - [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras.
    A tradição judaico-cristã crê na existência de um ser supremo transcendente que, por um ato de vontade, cria o mundo e os seres humanos, dando a estes o livre-arbítrio para escolher entre o bem e o mal. QUando Espinosa (1632-77) afirma: "Deus, ou seja, a Natureza", ele subverte essa crença. DEmonstra que o ser absoluto é imanente ao universo e que todas as coisas são efeitos necessários de sua ação.SÃo inúmeras as interpretações da obra de Espinosa; alguns consideram até que, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  4.  7
    Marilena Chaui: pensamento, afetos e análise da obra.Marilena de Souza Chauí & Daysi Bregantini (eds.) - 2020 - São Paulo, Brasil: Cult Editora.
  5.  6
    Da realidade sem mistérios ao mistério do mundo (Espinosa, Voltaire, Merleau-Ponty).Marilena de Souza Chauí - 1981 - São Paulo: Brasiliense.
    Linguagem e liberdade: o contradiscurso de Baruch Espinosa -- Três em uma (considerações sobre o Cândido de Voltaire) -- Experiência do pensamento (homenagem a Maurice Merleau-Ponty).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  6.  10
    Contra a servidão voluntária.Marilena de Souza Chauí - 2013 - São Paulo, SP: Editora Fundação Perseu Abramo.
    O poder político da amizade -- Amizade, recusa do servir -- Contra a servidão voluntária -- Ter medo deles -- Servidão voluntária ou o mau encontro -- Contra o Um, contra o Estado : o contradiscurso de Clastres e de La Boétie -- Fundamentos teológico-jurídicos da escravidão como servidão voluntária -- Introdução a O direito à preguiça, de Paul Lafargue -- A filosofia como modo de vida e de pensar--entrevista.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    Política em Espinosa.Marilena de Souza Chauí - 2003 - [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras.
    Apresenta as reflexões do filósofo Espinosa sobre a liberdade política, analisando dois dos principais alvos de seu pensamento: o primeiro é a determinação do regime político mais favorável à paz, à segurança e à liberdade dos cidadãos ; O segundo é o exame dos principais obstáculos a esse regime.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  8
    Filósofas.Marilena de Souza Chauí, Juliana Aggio, Sílvia Faustino, Carolina Araújo & Laurenio Sombra (eds.) - 2021 - Curitiba, PR: Kotter Editorial.
  9. O que é ser educador hoje.Marilena de Souza Chauí - 1982 - In Carlos Rodrigues Brandão & Encontro Nacional de Supervisores de Educação (eds.), O Educador, vida e morte: escritos sobre uma espécie em perigo. Graal.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. O que é ideologia.Marilena de Souza Chauí - 1980 - São Paulo, Brasil (01042, Rua Barão de Itapetininga, 93/99, São Paulo, Brasil): Brasiliense.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    Espinosa: a política da liberdade.Marilena de Souza Chaui - 2021 - Cadernos Espinosanos 45:285-286.
    Resenha do livro Conflito e resistência na filosofia política de Espinosa, de Daniel Santos da Silva.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  25
    Espinosa: ontogênese do singular e vida ética.Marilena De Souza Chauí - 2019 - Doispontos 16 (2).
    Destacamos algumas das principais teses de Espinosa sobre a ontogênese dos seres individuais, suaconcepção da individuação na vida afetiva e na vida ética. Não pretendemos definir as possíveis relações entreEspinosa e Simondon, mas oferecer elementos para que os estudiosos da obra simondoniana decidam se há ou nãoproximidade entre os dois pensadores.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  36
    Texto E contexto: A dupla lógica do discurso filosófico.Marilena De Souza Chaui - 2017 - Cadernos Espinosanos 37:15-31.
    A pesquisa em história da filosofia visa compreender de onde o filósofo fala, a quem se dirige, contra quem escreve, por que decidiu escrever e os efeitos de sua escrita, unificando texto e contexto. Por isso, se distingue da leitura rigorosa que caracteriza o procedimento estrutural. Inaugurada como disciplina filosófica por Hegel, a história da filosofia foi interpretada de maneiras diferentes pela posição relativista, pela posição estrutural francesa e por Merleau-Ponty. Este propõe a noção de “impensado” das obras de pensamento, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  27
    Apresentação.Marilena De Souza Chauí - 2000 - Discurso 31:9-10.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  56
    Agossou, Mèdéwalé-Kodjo-Jacob, Hegel et la philosophie africaine: Une lecture interprétative de la dialectique hégélienne (Paris: Karthala, 2005). Alves, João Lopes, O Estado da Razão: da ideia hegeliana de Estado ao Estado segunda a ideia hegeliana:(sobre os principios de filosofia do direito de Hegel (Lisboa: Edições Colibri, 2004)). [REVIEW]José Eduardo Marques Baioni, Marilena de Souza Chauí, Frederick C. Beiser, Corrado Bertani, Francesco Berto, Bernard Bourgeois, David Carlson & Allegra De Laurentiis - 2005 - The Owl of Minerva 36 (2).
  16.  7
    Cinema, Teatro.Marilena De Souza Chauí-Berlink - 1971 - Discurso 1 (2):175-207.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  4
    Desordem e processo: estudos sobre o direito em homenagem a Roberto Lyra Filho, na ocasião de seu 60o. aniversário, com um posfácio explicativo do homenageado.Roberto Lyra Filho, Doreodó Araujo Lyra & Marilena de Souza Chauí (eds.) - 1986 - Porto Alegre: S.A. Fabris Editor.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    A lembrança que trago de Gilda, uma entrevista com Marilena Chaui.Marilena Chaui & Silvana de Souza Ramos - 2023 - Discurso 53 (1):226-234.
    Entrevista de Marilena Chaui conce­dida a Silvana de Souza Ramos, no dia 08 de setembro de 2022, nas dependências do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP), instituição que abriga o Fundo Gilda de Mello e Souza.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    Cultura política Nova: Marilena chaui na secretaria municipal de cultura.Marinê De Souza Pereira - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:139-155.
    Homenagem a Marilena em forma de uma breve pesquisa sobre o período em que ela esteve à frente da SMC-SP, tendo como referência, principalmente, os seus próprios textos e relatos a respeito dessa experiência institucional.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  15
    Democracia E cultura popular na obra de Marilena chaui.Silvana De Souza Ramos - 2016 - Cadernos Espinosanos 35:43-61.
    The article analyzes the texts of Marilena Chaui dedicated to the notion of popular culture. Our aim is, on the one hand, to clarify that these texts are consistent with Chaui’s works dedicated to the history of philosophy. On the other hand, our aim is to point out how Chaui establishes, since the end of the 1970s, a critical dialogue with the Brazilian left wing. A dialogue that has as its focus not only the general understanding (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  16
    Múltipla.Silvana De Souza Ramos - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:107-118.
    Texto escrito em homenagem a Marilena Chaui, onde destaco o papel da pensadora em questão na minha formação intelectual no intuito de esclarecer a concepção de filosofia desenvolvida por ela, tanto em seus escritos quanto em sua prática didática. Trata-se de destacar o caráter democrático da produção do saber, bem como a exigência de multiplicidade expressa por essa concepção.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Textos selecionados. Tradução e notas de Marilena Chaui e Pedro de Souza Moraes. São Paulo: Nova Cultural, 1989.(Os Pensadores) MEWES, H. On the Concept of Politics in the early Work of Karl Marx. [REVIEW]M. Merleau-Ponty - 1976 - Social Research: An International Quarterly 43 (2).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  11
    Melancolia e Contemporaneidade.Luciana Chauí-Berlinck - 2008 - Cadernos Espinosanos 18:39.
    Como é possível a mente ser constituída por afetos contrários? Para entender em que circunstâncias acontece a “flutuação do ânimo”, sua ação no campo da imaginação, sua dependência do conatus e da consciência e seu peso ontológico, propusemo-nos à análise do conjunto de proposições que vai da P14 à P18 da parte III da Ética de Espinosa. A flutuação do ânimo ocorre por obra da variação do conatus, ou seja, do esforço do indivíduo de perseverar na existência em seu duplo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  46
    Sobre a correspondência de Espinosa com Tschirnhaus.Marilena Chauí - 2000 - Discurso 31:45-88.
    A correspondência de Espinosa com Tschimhaus,` iniciada pouco antes da publicação do Tratado teológico-político e terminada alguns meses antes da morte do filósofo, é de marcada importância não só por conter os últimos escritos de Espinosa, mas sobretudo porque nela alguns dos temas mais importantes de sua filosofia são discutidos - nas primeiras, a relação entre necessidade e liberdade; nas seguintes, a distinção entre idéia verdadeira e adequada; nas últimas, o infinito atual, a possibilidade da exposição geométrica da metafísica e (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. A idéia de parte da natureza em Espinosa.Marilena Chauí - 1994 - Discurso 24:57-128.
    Desde o século XVII, cria-se uma tradição interpretativa da obra de Espinosa afirmando a irrealidade dos seres finitos, à maneira dos panteísmos orientais. Tomando as versões antigas e recentes do suposto orientalismo espinosano, procuramos apontar seus equívocos. Para isto, tomamos as inovações de Espinosa na definição das idéias de substância e modo e o papel central da idéia de parte da Natureza para a compreensão dos modos finitos como realidades individuais e suas relações com a substância infinita.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  22
    A desconstrução da ideia de Lei divina no capítulo IV do tratado teológico-político de espinosa.Marilena Chaui & Daniel Santos - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:279-321.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  18
    Anatomia e terapia da mente humana: o De intellectus emendatione de Espinosa.Marilena Chaui - 2020 - Discurso 50 (2):239-250.
    O artigo busca reavaliar a tradição interpretativa do Tratactus de Intellectus Emendatione, propondo uma outra maneira de ler a primeira obra de Espinosa.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  18
    Lefort: o trabalho da obra de pensamento.Marilena Chaui - 2018 - Discurso 48 (1):7-27.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Imanência e Luz: Espinosa, Vermeer e Rembrandt.Marilena Chauí - 1996 - Discurso 26:113-130.
    Tradicionalmente. a filosofia de Espinosa é interpretada como acosmismo no qual o percurso intelectual consiste em ir de Deus a Deus, única realidade. Propomos tomar a concepção espinosana da imanência como movimento pelo qual o infinito se conhece através do intelecto finito e este se realiza através do pensamento divino. Julgamos que uma referência indispensável para compreender a refração da substância divina em infinitos intelectos finitos e sua reflexão neles seja a da óptica de Kepler e do olho kepleriano, tal (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  87
    Ser Parte e Ter Parte: Servidão e Liberdade na Ética IV.Marilena Chauí - 1993 - Discurso 22:63-122.
    Este artigo procura analisar o Livro IV da Ética, mostrando como Espinosa, ao pensar as noções de liberdade e servidão humana, escapa às críticas que buscam encontrar em sua filosofia uma contradição entre a idéia de uma natureza absolutamente necessária (“fatalismo”) e sua pretensão de afirmar a liberdade do sábio.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  31.  6
    Notas preliminares para Uma comparação entre maimônides E espinosa.Marilena Chaui - 2015 - Cadernos Espinosanos 33:15.
    As críticas feitas a Espinosa no século XVII são as mesmas dirigidas a Maimônides cinco séculos antes. A maior surpresa não está na permanência das mesmas críticas apesar do tempo – a crítica ao racionalismo e naturalismo dos autores ao se referirem a Deus – mas no uso do pensamento de Maimônides para fundamentar as críticas a Espinosa. A “controvérsia maimonideana” e a “polêmica espinosista” possuem origem sócio-política e assumem a forma teológica daí decorrente. Faremos de modo breve uma comparação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Segurança e liberdade: Espinosa e a construção da paz.Marilena Chaui - 2005 - Discurso 35:143-166.
    Analisando o que se poderia chamar de "sistema medo-esperança" das paixões humanas e seu papel na constituição das sociedades, este estudo busca mostrar que, para Espinosa, a paz é virtude política, porque é a capacidade de enfrentar a contigência e dobrá-la a favor dos homens. Pode-se esboçar, assim, uma resposta a um problema apontado com frequência entre os intérpretes: a finalidade da vida política seria a liberdade, como quer o Tratado teológico-político, ou segurança, como mostra o Tratado político?
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  13
    Sobre os Pensamentos Metafísicos.Marilena Chaui - 2022 - Cadernos Espinosanos 47:15-35.
    Os Pensamentos Metafísicos (Cogitata Metaphysica) raramente são tratados pelos comentadores de Espinosa, exceto em notas de rodapé, possivelmente por terem sido apresentados apenas como um Apêndice aos Princípios da Filosofia cartesiana. Todavia, pretendo mostrar que este opúsculo merece ser estudado mais detidamente, visto que é um prolegômeno às ideias fundamentais de Espinosa, tanto no que se refere à crítica à tradição metafísica escolástica, ainda vigente nas universidades holandesas no século XVII, quanto no que se refere à crítica à metafísica cartesiana.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  13
    A posição do agente da liberdade na ética V.Marilena Chaui - 2010 - Cadernos Espinosanos 22:11.
    O primeiro axioma da parte V da Ética de Espinosa suscita a interpretação do sujeito como espectador neutro ou sujeito vazio. A análise do termo “sujeito” mostra que Descartes empregava a palavra como substância, diferente da subjetividade kantiana; mas como explicar seu uso por Espinosa? A comparação desse axioma com o uso da “contrariedade” nas partes III e IV da Ética mostram em que sentido Espinosa emprega “sujeito”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  39
    Contra o Febeapá.Marilena Chauí - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):431-438.
    Neste texto, procuro encontrar as origens de um dos mais importantes conceitos de Gilles Deleuze, o conceito de Imagem-tempo. Este conceito remete-nos para os primeiros textos de Deleuze dedicados à filosofia de Espinosa e ao problema do autómato espiritual e relaciona-se directamente com o problema da passividade/actividade do espectador. Ou seja, o conceito crucial na sua filosofia do cinema, a Imagem-tempo, esconde uma importante reflexão sobre a Imagem cinematográfica como arte de massas, os (im)poderes do pensamento e o modo fascista (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    Merleau-Ponty: da constituição à instituição.Marilena Chaui - 2009 - Cadernos Espinosanos 20:11.
    Este ensaio examina a noção merleaupontyana de instituição como descoberta de um caminho para superar a tradição das filosofias da consciência, particularmente as aporias deixadas pela fenomenologia transcendental husserliana, permitindo a passagem de uma filosofia da constituição a uma filosofia da gênese.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  27
    Quando Marilena chaui encontrou O deus de espinosa.Marcos Ferreira De Paula - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:157-164.
    Dois episódios marcaram a formação de Marilena Chaui e a transformaram numa das maiores filósofas contemporâneas. Este artigo trata desses dois episódios.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  13
    A queda: um ensaio sobre o Discurso da Servidão Voluntária a partir de M. Chaui e J. Saramago.Newton de Andrade Branda Junior - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:215-232.
    O presente ensaio apresenta como ponto de partida o conto "Cadeira", do escritor português José Saramago, para ilustrar a contínua atualidade do estudo "Amizade, recusa do servir" da professora e filósofa Marilena Chaui, publicado em 1982 pela editora Brasiliense como posfácio da obra "Discurso da servidão voluntária", de Étienne de La Boétie. Nossa intenção é partir da alegoria saramaguiana da queda da ditadura salazarista em Portugal para mostrar como o pensamento de La Boétie, especialmente quando analisado por (...), trespassa incólume séculos inteiros chegando até a contemporaneidade europeia e brasileira e que possíveis caminhos alternativos a este sistema podem se apresentar. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  34
    Marilena chaui E o debate sobre ideologia E educação no brasil.Fernando Bonadia De Oliveira - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:199-218.
    O objetivo deste artigo é evidenciar a contribuição dos argumentos do ensaio “ideologia e educação”, publicado por Marilena Chaui originalmente em 1980, para a fundamentação de uma percepção pedagógica da ideologia presente no interior das práticas educativas e escolares. a partir de um resgate dos eixos fundamentais da reflexão colocada por chaui pretendemos aclarar a atualidade do tema no brasil e explicitar a dimensão dos problemas por ela levantados no processo de transformação do licenciando em educador. finalmente, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  47
    Marilena chaui E as artes: Hélio oiticica, espinosa, Miles Davis E a voz de um trovão.Henrique Piccinato Xavier - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:179-197.
    O artigo procura considerar a fecundidade da ideia de arte e da própria criação artística no interior da prática filosófica de Marilena Chaui a partir de quatro pontos: i - a defesa de uma estética que não seja meramente pautada pelo julgamento de gosto e pela experiência do belo, mas por relações ativas entre arte, vida, crítica e engajamento social; ii - um parêntese de uma história pessoal que entrelaça política, ensino e literatura; iii - uma análise da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  25
    Ensino de Filosofia no Ensino Médio: Uma análise do livro INICIAÇÃO À FILOSOFIA de Marilena Chauí.Thiago Coelho Silveira - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (11):75-92.
    Este artigo analisa o livro didático “Iniciação à Filosofia” de Marilena Chauí como ferramenta para o ensino de filosofia no Ensino Médio. No Brasil da última década vê-se a reinserção da filosofia como disciplina obrigatória no Ensino Médio, o que provoca a problematização sobre o que ensinar e como ensinar esta disciplina para adolescentes nessa fase de formação. Assim, autores como Marilena Chauí propuseram livros didáticos a serem adotados pelas escolas, a fim de fornecer um subsídio para a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  25
    Sobre O segundo volume de a nervura do real, de Marilena chaui.Luís César Oliva & Tessa Moura Lacerda - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:271-278.
    Este artigo aborda uma das contribuições mais relevantes do livro A Nervura do Real, vol. 2, de Marilena Chaui: sua análise da noção de modelo da natureza humana apresentada no Prefácio da parte iv da Ética de Espinosa. Chaui entende este conceito como uma noção comum, afastando-se tanto dos intérpretes que o veem como uma construção puramente imaginária, quanto daqueles que o veem como um exemplo de racionalidade normativa.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  18
    O conceito de justiça de Marilena chaui.Fernando Dias Andrade - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:65-106.
    Marilena Chauí, entre 1977 e 1982, produziu uma série de textos de Filosofia Política que podem ser considerados marco inicial para uma longa e ainda ativa carreira de investigações socialistas acerca da democracia, da liberdade e, não menos importante, da justiça. Sua filosofia promove uma crítica às teorias liberais do Estado, ao nosso autoritarismo genuinamente brasileiro, aos inimigos da classe trabalhadora então dedicada a se auto-afirmar politicamente. Ao lado da crítica chauiana à justiça liberal, porém, penso ser o caso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  13
    Marilena chaui: A filosofia, a dívida E o Dom.Olgária Matos - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:15-24.
    Esta apresentação do pensamento de Marilena Chaui procura mostrar o alcance tanto filosófico quanto acadêmico e político de sua obra, bem como sua presença no espaço público. Neste sentido, Marilena Chaui desenvolveu trabalhos de Mestre e autora, segundo uma perspectiva singular, pois, para Marilena Chaui, a Filosofia não é apenas uma profissão, mas uma vocação. Assim, também, no Departamento de Filosofia, mais do que uma carreira, Marilena realizou uma história, história que marca nossa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  4
    Relação dos trabalhos de Marilena Chaui sobre Espinosa (1970-2021).Homero Santiago - 2022 - Cadernos Espinosanos 47:291-304.
    Apresentamos uma bibliografia dos trabalhos da filósofa brasileira Marilena Chaui dedicados ao espinosismo e publicados entre 1970 e 2021.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  18
    Da irredutibilidade e inseparabilidade entre percepção e imaginação em Sartre.Thana Mara de Souza - 2018 - Educação E Filosofia 32 (64).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    Marilena Chaui, una filósofa política e intelectual participante frente a la crisis del totalitarismo neoliberal.Braulio Rojas-Castro - 2023 - Res Pública. Revista de Historia de Las Ideas Políticas 26 (1):67-75.
    En este artículo se hará un recorrido por la biografía intelectual y la obra de la filósofa brasileña Marilena Chaui, poniendo la mirada en la filosofía política que ha ido construyendo a lo largo del desarrollo de su pensamiento, lo que se ha dado en concomitancia con su praxis como “intelectual participante”. Se comenzará con una breve reseña del proceso de formación académica que tuvo en el contexto de dictadura y su preocupación por los conflictos políticos en Brasil, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  12
    A tarefa de Uma Vida: O neossocratismo de Marilena chaui.Mariana Larison - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:165-178.
    A extraordinária e prolífica obra de Marilena Chaui abarca diversos temas e disciplinas do pensamento, desde a filosofia até a política passando pela sociologia e a historia, desde a cultura e a arte até questões de conjuntura. A pergunta que percorre nosso trabalho é a de se existe ou não uma unidade conceptual que unifique esta obra de pensamento. Nossa hipótese consiste em afirmar que sim existe uma tal unidade, e que ela encontra-se no modo em que (...) Chaui compreende a atividade filosófica como interrogação da experiência. Neste sentido, desenvolveremos o sentido destes termos para poder, depois, mostrar sua aplicação concreta nas análises da filósofa sobre a ideologia da competência. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  36
    Marilena chaui E a reflexão sobre a universidade.Martha Costa - 2017 - Cadernos Espinosanos 37:147-170.
    O texto apresenta uma visão geral do caminho percorrido por Marilena Chaui em sua reflexão sobre a universidade, que se efetua desde os anos 1970 e culmina na compreensão da gênese e do funcionamento específico da forma contemporânea da universidade: a _universidade operacional_, reduzida à condição de organização prestadora de serviços, administrada segundo a lógica da empresa capitalista moderna, atravessada pela heteronomia e distanciada de sua vocação política democrática. Os artigos de Chaui dedicados à universidade configuram um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  27
    Entrevista: Marilena Chauí.João Paulo Rodrigues Lopes - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (s1):179-211.
    Bom, Marilena, a gente queria que, inicialmente, você falasse da sua formação intelectual.Tomando como ponto de partida o curso colegial ou tomando como ponto de partida a Faculdade?
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994